terça-feira, 22 de março de 2016

[Novidade] - Lidel: "Psico-Oncologia: Temas Fundamentais" de Emília Albuquerque e Ana Sofia Cabral

Psico-oncologia - Temas Fundamentais
Emília Albuquerque e Ana Sofia Cabral

Um livro para profissionais de saúde, que procuram minorar o sofrimento psicossocial e promover uma abordagem holística da pessoa doente e sua família

Lisboa, 21 de Março de 2016, A Lidel apresenta o seu novo livro “Psico-oncologia – Temas Fundamentais” coordenado pelas psiquiatras, psico-oncologistas e professoras Emília Albuquerque e Ana Sofia Cabral.

A psico-oncologia é uma área multidisciplinar que envolve aspectos psicológicos do tratamento e abordagem do doente com cancro e combina elementos da medicina, psiquiatria, psicologia e ciências humanas, com especial preocupação pelas necessidades psicossociais do doente e sua família. Por esta razão, os cuidados psico-oncológicos representam um importante benefício para os doentes e respectivas famílias, com um enorme impacto na melhoria da qualidade de vida, na sobrevida e no estigma associado à doença. 

Este é um livro destinado a todos os profissionais de saúde, sejam psiquiatras, psicólogos, oncologistas, médicos de família, enfermeiros, assistentes sociais ou outros que encontram em cada capítulo uma síntese do estado da arte desta especialidade. Foi uma preocupação dos 53 autores, com diferentes formações, manter uma escrita rigorosa e consistente que proporcionasse uma leitura fácil.


“Este livro transmite não só todos os elementos fundamentais como o seu desenvolvimento no estado actual da arte e dá os utensílios para a investigação e para o acompanhamento da jornada de vida do doente oncológico”

In prefácio de Virgílio Kasprzykowski,
Ex-Chefe de Serviço de Psiquiatria Aposentado do IPOFG de Lisboa
Fundador e Primeiro Presidente da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia
Membro da Academy of Psychosomatic Medicine, Bethesda, MD, EUA
International Fellow da American Psychiatric Association, Arlington, VA, EUA


Principais conteúdos:
  • Oncologia – Conceitos básicos; 
  • Ciclo de vida e doença; 
  • Aspectos psicossociais nos diversos tipos de doença; 
  • Aspectos psiquiátricos do doente oncológico;
  • Sintomas e sequelas do cancro e seus tratamentos; 
  • Apoios e necessidades psicossociais;
  • Aconselhamento genético em oncologia;
  • Burnout nos profissionais de saúde.

Sobre as Autoras:

Emília Albuquerque
Psiquiatra e psico-oncologista no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE; Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Ana Sofia Cabral
Psiquiatra e psico-oncologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE. Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses da mesma instituição. Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário