sexta-feira, 8 de abril de 2016

[Novidade] - Pregaminho: "O Futuro da Psicoterapia" de Américo Baptista

O Futuro da Psicoterapia
Américo Baptista

O impacto da nossa saúde mental pode ser maior do que se imagina. Os custos para uma sociedade que não trata dos distúrbios emocionais podem ser superiores aos custos associados à terapia e à prevenção.

Dia 15 chega às livrarias portuguesas O Futuro da Psicoterapia – O Que Todos Deviam Saber Sobre os Tratamentos Psicológicos. Esta é uma obra bastante completa, de grande utilidade e com os olhos postos no futuro. O autor chama a atenção sobre os custos económicos e sociais gerados pelas doenças mentais, mostrando que é economicamente mais vantajoso tratar as pessoas emocionalmente afectadas do que suportar os custos económicos das doenças mentais. «Se na sociedade actual a saúde mental fosse melhorada, todos beneficiavam, pois os custos sociais a suportar são enormes», afirma o Professor Américo Baptista.

Do Prefácio:
«Ao longo dos onze capítulos que compõem a obra, O Futuro da Psicoterapia – O Que Todos Deviam Saber sobre os Tratamentos Psicológicos, o autor descreve a evolução das primeiras escolas de psicoterapia, os seus aspectos mais relevantes, os seus principais autores e os seus marcos mais relevantes. O livro começa por apresentar as primeiras contribuições da psicanálise freudiana até aos mais recentes avanços, como as psicoterapias empiricamente suportadas, as psicoterapias baseadas nos enviesamentos psicológicos, assim como os desenvolvimentos mais recentes tendo como suporte as ciências do cérebro e as contribuições das neurociências. São igualmente interessantes as análises sobre a implementação da psicoterapia em diferentes áreas, tais como na sexologia clínica, nos cuidados primários de saúde, com especial referência para a psicologia da saúde, e principalmente, o surgimento de novas áreas como o desenvolvimento da psicologia positiva.»

Juan Miguel Tobal
Professor Catedrático de Psicologia
Universidade Complutense de Madrid


Conteúdos do livro:
I – No princípio Foi o Verbo
II – A Revolução Comportamental
III – A Revolução Cognitiva
IV – Para Uma Vida Conjugal e Sexual Satisfatória
V – As Psicoterapias Empiricamente Suportadas
VI – Melhor Saúde e Viver Mais Anos
VII – Rumo ao Bem-estar e à Felicidade
VIII – Do Laboratório para a Clínica
IX – Hoje É a Descoberta do Cérebro
X – Amanhã É a Psicoterapia para quem Precisa: A Psicoterapia nos Cuidados Primários de Saúde
XI – Os Efeitos Negativos da Psicoterapia


Sinopse:
Vivemos numa era marcada por uma proliferação de distúrbios emocionais. Da ansiedade à depressão ligeira (ou mais pronunciada), estes podem ter um grau variável de incapacitação, mas não há dúvida que diminuem em muito a qualidade de vida.
Ao longo destas páginas, o Professor Américo Baptista faz uma introdução concisa, acessível e muito interessante à história da Psicoterapia, às diversas escolas de pensamento que engloba e às vantagens relativas dos diferentes métodos terapêuticos.
Um livro de grande utilidade para quem tenha já iniciado o processo terapêutico ou esteja a pensar fazê-lo.

Sobre o autor:
Licenciado em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas, Américo Baptista é director da Clínica Psicológica de Desenvolvimento Humano e do Programa de Aprendizagem Social e Emocional ao Longo da Vida-Mente Activa. Com uma vasta experiência clínica, é autor de diversos artigos científicos nas áreas das emoções e das suas perturbações e teve a sua investigação premiada em 1992, com o Prémio de Psiquiatria Clínica Elysio de Moura.
É professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1994, onde foi director do Departamento de Psicologia. No Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem da mesma instituição, desenvolve diversos projectos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e é também professor convidado em diversas universidades de Espanha.
Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, de que foi presidente entre 2005 e 2007, dedica actualmente o seu interesse clínico e investigação às emoções, ao desenvolvimento emocional, à resiliência, à promoção do bem-estar, à felicidade e qualidade de vida, ao tratamento das perturbações emocionais e à sua prevenção – nomeadamente a ansiedade, a depressão, as disfunções sexuais, as parafilias e os problemas conjugais. É autor dos livros O Poder das Emoções Positivas e Aprender a Ser Feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário