sexta-feira, 5 de agosto de 2016

[Divulgação] - Lidel: "Comunicação Clínica e Relação de Ajuda" de Carlos Sequeira

Comunicação Clínica e Relação de Ajuda
Carlos Sequeira

Um livro abrangente, escrito de forma simples, que visa ajudar os profissionais de saúde a tornarem-se “mestres” na arte de comunicar com os utentes, pois a forma como comunicam é determinante para que um doente aceite uma intervenção, colabore nessa intervenção e acredite na eficácia da mesma 

Lisboa, 26 de julho de 2016 – A LIDEL apresenta o seu novo livro “Comunicação Clínica e Relação de Ajuda”, o qual conta com a participação de 22 profissionais nacionais e internacionais de várias áreas e é coordenado pelo professor Carlos Sequeira. Um manual de aprendizagem para os profissionais conhecerem as competências, as técnicas, as habilidades, as estratégias de comunicação para depois as utilizar em prol dos pacientes nos diferentes contextos. 

Sendo a comunicação tão importante para construir uma relação de confiança com os pacientes, mais que um dom, a mesma deverá ser vista como um dever ético. O poder das palavras pode ser, e é maioritariamente, um ponto de viragem para a diminuição do erro no diagnóstico e em particular para uma melhor eficácia nas intervenções.  

Com o objectivo de realçar o impacto que a comunicação tem na intervenção médica, o livro “Comunicação Clínica e Relação de Ajuda” nasce numa altura em que é urgente definir o poder do diálogo e considerá-lo como um investimento de elevado potencial terapêutico.

Organizado em cinco partes e dividido em 36 capítulos que realçam a importância do toque, do olhar e da escuta como essenciais na interacção, este novo livro pretende preencher uma lacuna na bibliografia existente, bem como ajudar profissionais e estudantes de vários ramos de actividade, em particular da saúde, a moldarem e adaptarem o seu discurso em prol das necessidades de cada um. 

Tendo como base a máxima de que a comunicação não é apenas uma arte, mas também se ensina e aprende, este guia orientador que surge a partir de três contextos distintos – Prática Clínica, Investigação e Ensino – pretende elucidar cada leitor de que é realmente possível, através das palavras, mudar a efectividade das nossas acções, com vista a ajudar quem mais precisa.  

“Para uma comunicação eficaz, é necessário desenvolver um conjunto de competências que têm como eixo central atitudes básicas, como o respeito, a escuta activa, a aceitação e a empatia, entre as mais importantes. As competências de comunicação (conhecimentos, habilidades e atitudes) são expressas tanto na comunicação verbal, como na comunicação não-verbal, determinando o significado do que é comunicado e de como se comunica”.
In prefácio de Teresa Lluch,
Professora Catedrática do Departamento de Enfermagem e de Saúde Pública

“No contexto da saúde, o que eu penso pode não ser igual ao que o outro compreende, mas espera-se, pelo menos, que o que eu quero dizer seja muito próximo do que o outro escuta (…) Na comunicação em saúde, o mais importante não é o que é dito mas sim o que é percebido, quer pelo profissional de saúde quer pelo utente.”
In Nota Introdutória de Carlos Sequeira, Coordenador do livro


Principais conteúdos:
• Comunicação;
• Alterações da Comunicação;
• Estratégias de Comunicação ao longo do Ciclo Vital e em situações específicas;
• Entrevista e Consulta;
• Relação de ajuda.

Sobre a Lidel:
Já na sua terceira geração, a LIDEL - Edições Técnicas é um projecto 100% português que iniciou a sua actividade como distribuidora exclusiva em Portugal de diversas editoras técnicas de prestígio internacional nas áreas da Medicina, Biologia e Informática, algumas das quais ainda distribui.

Fruto da sua vasta experiência no mercado do livro, a LIDEL lançou-se há 20 anos na edição de livros técnicos de autores portugueses, sendo actualmente uma das editoras de maior referência na edição técnica nacional em termos de diversidade de oferta, qualidade dos produtos, conteúdos temáticos e inovação. O Ensino do Português (Língua Estrangeira e Língua Segunda), a Medicina, a Gestão, a Formação de Professores e Formadores e a Engenharia são as principais áreas editoriais da LIDEL. 2014 marca a aposta da LIDEL na publicação de livros na área da Enfermagem. Este é também o ano em que é criada a chancela LIDEL - Saúde e Bem-estar, inteiramente dedicada ao público em geral.

Do Grupo LIDEL fazem parte a FCA, a ETEP - Edições Técnicas e Profissionais, a PACTOR e a sua mais recente marca editorial, a FCA Design, editoras especializadas na publicação de livros de autores portugueses dedicados às áreas de Informática (FCA), Automação, Robótica e Electrónica (ETEP), Ciências Sociais e Política Contemporânea (PACTOR), Design e Arquitectura (FCA Design).

Com mais de 50 anos na divulgação do conhecimento científico, o Grupo LIDEL apresenta em catálogo mais de 800 obras em português, com colecções variadas destinadas a profissionais, estudantes e público em geral.  

Sobre o Autor/Coordenador:
Carlos Sequeira - Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Coordenador da Unidade Cientíco-Pedagógica de Gestão de Sinais e Sintomas e do Grupo de Investigação NurID: Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem – Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Autores:
Albina Sequeira    
José Carlos Carvalho
Alexandre Rodrigues   
Juan Roldán Merino
Amadeu Gonçalves   
Márcia Cruz
André Sequeira   
Teresa Coelho
Anna Falcó-Pegueroles   
Mar Lleixa Fortuño
Carme Ferré Grau   
Mónica Carvalho
Catarina Amaral
Montserrat Puig Llobet
Dolores Miguel Ruiz   
Núria Albacar-Riobóo
Francisco Sampaio   
Paula Pinho
Joana Salgueiro   
Rosa Maria Luna Gamez
José António Pinho   
Teresa Lluch

Ficha Técnica:
Título: Comunicação Clínica e Relação de Ajuda
Autor: Carlos Sequeira
Nº de Páginas: 368
PVP: 24,95€

Sem comentários:

Enviar um comentário