sexta-feira, 2 de setembro de 2016

[Divulgação] - Pactor: "Práticas de Intervenção na Violência e no Crime" de Ana Isabel Sani e Sónia Caridade

Práticas de Intervenção na Violência e no Crime
Ana Isabel Sani e Sónia Caridade

Uma ferramenta essencial para profissionais, técnicos de diferentes áreas e estudantes do ensino superior, que reúne as principais práticas de intervenção, para fazer face a qualquer fenómeno de violência e/ou crime 

Lisboa, 28 de Julho de 2016 – A editora PACTOR apresenta o seu novo livro “Práticas de Intervenção na Violência e no Crime”, para apelar à consciencialização destes temas sensíveis que têm cada vez mais preponderância no mundo actual.

Com a coordenação de Ana Isabel Sani e Sónia Caridade, especialistas na área da Psicologia da Justiça, o novo livro da editora engloba um conjunto de saberes e casos práticos, que derivam da longa e vasta experiência profissional de 30 dos mais conceituados especialistas nacionais e internacionais, nas áreas da Psiquiatria, Direito, Serviço Social, entre outras.

Destinada tanto a estudantes, profissionais e técnicos de diferentes áreas como a todos os interessados em geral e dando continuidade ao grande trabalho de investigação e construção do conhecimento científico produzido em Portugal, esta obra permite ao leitor, através de uma leitura cuidada, ingressar naquele que é o delicado e difícil “mundo” da violência e dos processos de vitimização em diferentes grupos populacionais.

Preenchendo um vazio significativo no trabalho da compreensão, assistência e tratamento das vítimas, “Práticas de Intervenção na Violência e no Crime” está dividido em três partes – Problemática da intervenção com vítimas; Práticas de intervenção, Tratamento e Reabilitação de agressores; Resposta institucional a problemáticas de violência e crime – e vai certamente mudar a perspectiva em relação ao crime que cresce dia após dia e ganha novas formas, nomeadamente através da agressão nos jovens casais, tráfego de seres humanos ou o aumento dos abusos sexuais cometidos por jovens menores de 18 anos. 

“Sabemos que a violência constitui um paradoxo trágico, pois o delito é um mistério indecifrável na vida das pessoas, dos grupos sociais e culturais; trata-se da destruição de outra pessoa e este comportamento implica, em si mesmo, uma autodestruição.” 
In Prólogo de Hilda Marchiori
Professora de Criminologia e Vitimologia na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina 

“A intervenção em Psicologia da Justiça tem vindo a diversificar o seu campo de aplicação, disponibilizando atualmente programas e intervenções estruturadas para menores agressores, agressores com problemáticas criminais específicas, como é o caso dos indivíduos envolvidos em violência nas relações íntimas, dos indivíduos envolvidos em violência filioparental ou dos agressores sexuais.”
In Prefácio de Daniel Rijo,
Psicólogo forense e Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Principais Temas Abordados no Livro:
  • Vitimação Múltipla Infantil e Juvenil: Orientações para a Prática Interventiva;
  • Intervenção em Contexto de Acolhimento Institucional com Crianças e Jovens Vítimas de Violência;
  • Programa Superar: Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual;
  • Terapia Focada nas Emoções com Vítimas de Violência na Intimidade: Uma Proposta de Intervenção Psicológica;
  • Proteção à Infância em Situações de Violência Vicariante: Como Avaliar e Promover Competências Parentais?
  • Mediação Familiar: Prática de Intervenção em Contextos de Alienação Parental;
  • Intervenção em Situações de Violência Filioparental: Análise de Caso de Jovem com Medida de Promoção e Proteção em Acolhimento Institucional;
  • Intervenção junto de Dependentes de Drogas Ilegais: Uma Proposta Integradora Baseada no Biograma;
  • Terapia Multissistémica com Adolescentes Agressores Sexuais;
  • Programas para Agressores: Modificar Comportamentos Abusivos no Âmbito das Relações de Intimidade e Prevenir a Reincidência;
  • Tráfico de Seres Humanos: Práticas de Intervenção para a Prevenção;
  • Filosofia da Atuação da Associação Projeto Criar;
  • Contributos para a Compreensão e Transformação do Sistema de Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em Portugal;
  • Violência e Envelhecimento: Compreender para Intervir;
  • Famílias Multiproblemáticas: Estratégias para uma Intervenção Psicossocial. 

Sobre a Pactor:
A PACTOR, marca editorial do Grupo LIDEL lançada em Outubro de 2010, dedica-se à publicação de livros nas áreas das Ciências Sociais, Forenses e da Educação.
Fiel às reconhecidas competências editoriais e de qualidade do Grupo, a PACTOR propõe-se lançar no mercado livros que aliam uma componente prática de leitura simples a um grande rigor científico, proporcionando o acesso rápido e com qualidade ao conhecimento, sempre com um olhar atento para as novas tecnologias de edição.
No catálogo online da PACTOR – www.pactor.pt – os leitores podem encontrar todas as novidades da editora, e assim acompanhar o desenvolvimento das ciências sociais e da política contemporânea.
   
Com mais de 50 anos na divulgação do conhecimento científico, o Grupo LIDEL apresenta em catálogo mais de 800 obras em português, com colecções variadas destinadas a profissionais, estudantes e público em geral.

Sobre os Coordenadores/Autores:
Ana Isabel Sani
Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa. Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime, Cocoordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP e perita forense. Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime da UFP. Membro integrado externo do Centro de Investigação em Estudos da Criança na UM.

Sónia Caridade
Licenciada, Pós-Graduada e Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP). É também cocoordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP e perita forense. Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da UFP. Autora de diversas publicações, nacionais e internacionais, na área da Psicologia da Justiça.

Autores:

Ana Campos
Ana Rial
Celina Manita
Charles M. Borduin
Cristiano Nogueira
Dora Pereira
Fernanda Molinari
Inês Vouga
Isabel Alberto
Jaluza A. Schneider
João Belchior
João Leal
João Salgado
Laura M. Nunes
Leonor Valente Monteiro
Luísa F. Habigzang
Madalena Alarcão
Madalena Sofia Oliveira
Manuel José Lopes
Margarida Matias
Maria Laurência Gemito
Neusa Patuleia
Patrícia da Costa Neto
Ricardo Barroso
Richard J. Munschy
Rita Moreira
Roberto Pereira
Tânia Cruz

Sobre o Livro:
Título: Práticas de Intervenção na Violência e no Crime
Autor:  Ana Isabel Sani e Sónia Caridade
Editora: Pactor
Nº de Páginas: 264
PVP: 22,20€






Sem comentários:

Enviar um comentário